SEMINÁRIO PROMOVE O DEBATE SOBRE A POLÍTICA DE DROGAS
O “Seminário Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas: Prevenção,Tratamento e Redução da Oferta” promoveu o debate sobre a política de drogas, integração das iniciativas da sociedade civil e poder público.
O Governo do Estado do Maranhão realizou, na última quarta-feira (24), o Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – edição Região Tocantina, que aconteceu no auditório da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz. Mais de 250 pessoas, incluindo profissionais da saúde, assistência social, professores e representantes da sociedade civil debateram sobre redução da oferta, tratamento e prevenção às drogas.
O evento teve como objetivo, promover o debate sobre a política de drogas, integração das iniciativas da sociedade civil e o poder público para a elaboração das diretrizes da política estadual de drogas. Em abril deste ano, aconteceu em São Luís uma edição do mesmo Seminário. A ideia é ouvir e debater com as áreas envolvidas das diversas regiões do Estado, para a construção das diretrizes estaduais de acordo com a realidade atual do Maranhão.
O Seminário adotou a metodologia participativa no formato de palestras informativas, seguidas de debate nos grupos de trabalho – GTs. Na primeira parte da manhã, após a mesa de abertura, foram realizadas palestras, sendo uma apresentação sobre a política nacional sobre drogas, e uma apresentação da experiência do Programa “Braços Abertos” que foi desenvolvido entre os anos de 2015 a 2017 pela Prefeitura de São Paulo e reconhecido internacionalmente como experiência exitosa de prevenção e recuperação de usuários de crack na cidade de São Paulo.
Em outro momento, os participantes se dividiram em grupos de trabalho. As discussões nos GTs foram norteadas pelas palestras e pelo texto base do seminário que foi distribuído no início dos trabalhos. Cada grupo de trabalho contou com um coordenador, facilitadores e relator.
A realização do Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – edição Região Tocantina, voltado para a prevenção, tratamento e redução da oferta, é não só relevante, mas estratégico para a construção e instituição no Maranhão das Diretrizes Estaduais de Políticas Públicas Sobre Drogas.