PACTO PELA PAZ, INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO E DEFENSORIA PÚBLICA LEVAM SERVIÇOS À COMUNIDADE NO 2º ENCONTRO DE APOIO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA ÁREA ITAQUI-BACANGA

Em mais uma ação voltada à promoção da cidadania e fortalecimento das políticas públicas integradas, o Programa Pacto Pela Paz, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), em parceria com o Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Maranhão (IDENT-MA) e a Defensoria Pública, participou neste sábado (13) do 2º Encontro de Apoio às Pessoas com Deficiência da Área Itaqui-Bacanga, realizado no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com o tema “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, o evento disponibilizou serviços essenciais para a população, especialmente pessoas com deficiência, reforçando a importância da inclusão social e da garantia de direitos.

Identificação e acesso à cidadania
Durante a ação, o Instituto de Identificação confeccionou 54 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), garantindo aos cidadãos acesso a um dos documentos mais importantes para o exercício da cidadania.

A Defensoria Pública também marcou presença com atendimentos jurídicos, retificações e emissão de segunda via de documentos, totalizando 160 atendimentos. Já a Justiça Eleitoral (TRE) registrou 55 atendimentos relacionados a serviços eleitorais.

Além disso, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da região também ofertaram serviços à comunidade:
• CRAS Vila Bacanga: 11 atendimentos
• CRAS Vila Nova: 07 atendimentos
• CRAS Anjo da Guarda: 10 atendimentos

Compromisso com a inclusão
“O trabalho conjunto de instituições parceiras reforça a integração de esforços em benefício da população, promovendo inclusão, cidadania e dignidade”, destacou a organização do evento.

O 2º Encontro de Apoio às Pessoas com Deficiência da Área Itaqui-Bacanga consolidou-se como um espaço de valorização da pessoa com deficiência e de acesso a direitos, reafirmando a importância de ações sociais integradas para transformar realidades e fortalecer vínculos comunitários.