AÇÃO SOCIAL BENEFICIA POVOS INDÍGENAS EM ARAME E SEGUE PELO TERCEIRO DIA DE ATENDIMENTOS

A população indígena Guajajara, da Terra Indígena Arariboia, em Arame/MA, está sendo contemplada com uma grande Ação Social que já alcança o seu terceiro dia consecutivo de atendimentos. Desde a última quarta-feira (10), os serviços estão sendo oferecidos na Aldeia Zutiwa, reunindo centenas de moradores da região.

Nesta sexta-feira (12), a ação segue com a oferta de diversos serviços essenciais, como expedição da Identidade Nacional, regularização de CPF, consultas de débitos, atendimentos do Detran, benefícios do Bolsa Família, acesso a Contas GOV, emissão de Carteiras de Trabalho, além de exames de vista gratuitos e outros serviços. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h.

Com uma população de quase seis mil indígenas Guajajara na região conhecida como Arariboia, a iniciativa representa um marco para a comunidade, aproximando os serviços públicos das aldeias e garantindo dignidade às comunidades tradicionais. Povoados vizinhos também participam ativamente, reforçando a importância do acesso facilitado a direitos básicos.

A ação é organizada pelo Programa Pacto Pela Paz, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e conta com o apoio do IDENT/Perícia Oficial, SEFAZ, SEDES, SEDIHPOP, FUNAI, Prefeitura Municipal de Arame e do Conselho Comunitário Pela Paz dos Povos Indígenas.

Mais do que serviços, o evento simboliza a força da articulação entre Estado, município e comunidade. O apoio e a mobilização do Conselho Comunitário Pela Paz dos Povos Indígenas têm sido fundamentais para garantir a participação das aldeias e a efetividade dos atendimentos.

A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Maranhão e pela Secretaria de Segurança Pública em assegurar que todos os cidadãos maranhenses – incluindo os povos indígenas – tenham acesso igualitário a direitos e serviços essenciais, fortalecendo a inclusão social e a paz.