Ação Social do Núcleo Comunitário de Mediação do MP leva atendimentos essenciais à população da Divinéia em São Luis, com apoio do Pacto pela Paz e diversas outras instituições

A comunidade da Divinéia marcou presença em peso na ação social promovida pelo Núcleo Comunitário de Mediação, em parceria com diversas instituições. Antes mesmo dos portões abrirem, a população já aguardava para garantir os serviços gratuitos oferecidos.

A ação ocorreu durante o dia 23 (sabado), a partir das 8h, no Núcleo Comunitário de Mediação, localizado na Avenida Maria Alice, nº 08, próximo à Igreja de São Paulo Apóstolo, na Divinéia. Diversos serviços foram realizados no local, incluindo emissões de documentos, atendimentos de saúde e suporte jurídico. A quem solicitou a nova Carteira de Identidade Nacional, o documento estará disponível a partir do dia 4 de novembro. Já outros serviços foram finalizados e entregues ainda no mesmo dia.

Serviços ofertados

A comunidade teve acesso a uma ampla gama de atendimentos, entre os quais:

Emissão da Carteira de Identidade Nacional

Vacinação

Orientações para acesso ao Ministério Público

Atendimento psicossocial

Atendimento jurídico para emissão de registros públicos

Inscrição e atualização do CadÚnico

Emissão da Carteira do Idoso

Informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)

Inscrição em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos

Orientações de saúde e segurança pública

E muito mais!

Parceiros envolvidos

A realização da ação só foi possível graças ao envolvimento de diversos parceiros, como o Programa Pacto Pela Paz, Governo do Maranhão, Secretaria de Segurança Pública, Sedihpop, Defensoria Pública, Perícia Oficial, Clube de Mães, Fecomércio, SENAC, Sesc, CRAS, Prefeitura de São Luís, Ministério Público, Polícia Militar, e a colaboração ativa da comunidade local.

Resultados alcançados:

Carteira de Identidade Nacional: 100 emissões;

Orientações sobre saúde bucal e distribuição de kits de escovação (Sesc): 300 atendimentos;

Cortes de cabelo: 17;

Atendimento jurídico para emissão de segunda via de registro de nascimento ou casamento: 150 atendimentos;

CRAS: 54 atendimentos;

Vacinação: 27 doses aplicadas;

Testes rápidos de saúde: 22 realizados;

Agradecimentos

A coordenação da ação destacou a importância do apoio divino e agradeceu a todos os envolvidos, reforçando que a união de esforços foi fundamental para o sucesso do evento e os benefícios proporcionados à comunidade.

Essa iniciativa reforça o compromisso social das instituições parceiras e fortalece os laços entre a população e os serviços públicos, contribuindo para a promoção de cidadania e bem-estar.