GOVERNO DO ESTADO POR MEIO DO PACTO PELA PAZ DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, COM O APOIO DO IDENT, SEFAZ, SEDES, SEDIHPOP, FUNAI, PREFEITURA MUNICIPAL E CONSELHO COMUNITÁRIO PELA PAZ DE POVOS INDÍGENAS, PROMOVEM GRANDE AÇÃO SOCIAL EM ARAME/MA

Entre os dias 10 e 12 de setembro de 2025, das 08h às 17h, a Aldeia Zutiwa, localizada na Terra Indígena Arariboia, em Arame/MA, será palco de uma grande Ação Social voltada especialmente para a população indígena Guajajara, que reúne quase 6 mil pessoas na região Arariboia 2.

A iniciativa é organizada pelo Programa Pacto Pela Paz, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o apoio do Instituto de Identificação (IDENT) da Perícia Oficial, da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), da FUNAI, da Prefeitura Municipal de Arame e do Conselho Comunitário Pela Paz dos Povos Indígenas.

O objetivo é promover cidadania e inclusão social, facilitando o acesso a serviços públicos essenciais para a população indígena.

Serviços oferecidos gratuitamente
Durante os três dias de evento, serão disponibilizados:
• Emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho;
• Regularização de CPF; Parcelamento de IPVA e atendimento a empresas;
• Serviços do DETRAN; Emissão de DAREs; Cadastro do Agricultor Familiar;
• Orientações sobre o Cadastro Único (CADÚNICO) e Programa Bolsa Família; Autoidentificação de grupos tradicionais;
• Consultas e certidões negativas;
• Orientações tributárias e fiscais;
• Consultas empresariais e emissão da Carteira do Idoso.

Saúde e cidadania
Além da documentação e regularização fiscal, a comunidade terá acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atualização da caderneta de vacinação, testes rápidos e outros atendimentos médicos importantes.

Também estão previstas palestras educativas e ações de conscientização, voltadas para o fortalecimento da cidadania, da cultura de paz e do respeito às tradições indígenas.
Compromisso com os povos indígenas

A ação representa um marco para a população Guajajara da região, pois aproxima os serviços públicos das aldeias e garante dignidade às comunidades tradicionais. Com o apoio e mobilização do Conselho Comunitário Pela Paz dos Povos Indígenas, o evento é um exemplo da força da articulação entre Estado, município e comunidade.

A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Maranhão, liderado pelo governador Carlos Brandão, e pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, de assegurar que todos os cidadãos maranhenses, incluindo os povos indígenas, tenham acesso igualitário a direitos e serviços essenciais, fortalecendo a inclusão social e a paz.