No dia 11/08, o Pacto Pela Paz esteve no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) em São Luís para o lançamento do programa SER MULHER e inauguração da SALA LILÁS da UNINASSAU.

 

 

Na noite No dia 11/08, o Pacto Pela Paz esteve no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) em São Luís para o lançamento do programa SER MULHER e inauguração da SALA LILÁS da UNINASSAU.

O Magnífico Reitor da UNINASSAU, prof. Caio Márcio Garcia Vieira, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Segurança Pública apresentaram o projeto para público presente, com a participação na abertura do evento da banda de música do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, apresentações de literatura de cordel, depoimentos e palestras.

O programa visa acolher mulheres vítimas de violência doméstica, ofertando bolsas de graduação; apoio Psicológico; atendimento Jurídico, visando possibilitar o esclarecimento de dúvidas e a prestação de assistência em todas as etapas do processo jurídico; criação do Grupo Nacional de Estudos para debater sobre violência de gênero e doméstica e propiciar seminários sobre Violência Contra a Mulher e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento ocorreu no auditório da UNINASSAU e contou com a presença do Exmo. Secretário de Segurança Pública – Maurício Martins; da Exma. Secretária da Mulher – Deputada Abigail Cunha, que estava acompanhada de sua Secretária Adjunta – Antonieta Lago; do Magnífico Reitor da UNINASSAU – Prof. Caio Vieira; do Coordenador do Curso de Direito da UNINASSAU – Prof. Lucas Borba; do Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz – Major Ricardo; Exma. Secretária da juventude do Estado – Tatiane Pereira; da Orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNINASSAU – Professora e Advogada Michelle Sousa; da Diretora da Casa da Mulher Brasileira em São Luís – Susan Lucena; do Comando de Segurança Comunitária – Ten Cel Borba Lima, que se fazia acompanhado da Comandante da Patrulha Maria da Penha – Cap. Camila; da Defensora da Mulher da Defensoria Pública do Estado – Lindevania Martins; representando o Núcleo de São Luís do Grupo Mulheres do Brasil – Patrícia Maranhão; Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça – Danielly Bitencourt; do Presidente da União Brasileira de Mulheres – Jaine Santos; do Presidente da Cruz Vermelha – Carlos Rangel da Vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de São Luís – Karla Sarney; Mobilizador do Selo UNICEF da Raposa – MA – Wagner Rosa, e do Vereador de São Luis Marlon Botão, dentre várias outras autoridades.

O Pacto Pela Paz está em faze de análise de minuta de convênio com a UNINASSAU, visando fortalecer ainda mais este programa, tendo em vista que a pauta se faz urgente e carece de um olhar atento e acolhedor por parte da sociedade. Assim, este projeto nasce do desejo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, comportamental e emocional das mulheres.