O QUE É O PROGRAMA PACTO PELA PAZ? PROGRAMA QUE INCIDE NA VALORIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, NAS ÁREAS DE SEGURANÇA, SAÚDE, CIDADANIA, INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO BÁSICO EDUCAÇÃO E MUITO MAIS
Objetivando em amenizar as injustiças sociais, o governo do Estado implantou o “Programa Pacto Pela Paz”, onde na ênfase, atua principalmente nas comunidades, servindo como ponte entre o governo e os menos favorecidos e tem abrangência em toda a sociedade. As ações ocorrem tanto na região metropolitana de São Luís, com em diversos municípios do interior do Estado. Hoje, o Coordenador Executivo do Programa Pacto Pela Paz tem a frente, o policial Militar, Major Ricardo Silva, orientado pelo Secretário de Segurança Pública, Maurício Martins. O Pacto Pela Paz conta ainda com uma equipe de trabalho muito atuante, disponível para ajudar na problemática das políticas públicas para as comunidades. Os Conselhos Comunitários do Programa Pacto Pela Paz exercem um papel fundamental com a comunidade, pois é o elo que fortifica na união entre o poder público com a comunidade, advindo interação entre ambas as partes.
PACTO PELA PAZ CRIADO PELA LEI 10.387
O Coordenador do Pacto Pela Paz esclareceu, que o Programa incide pela valorização das políticas públicas, nas áreas de segurança, saúde, cidadania, infraestrutura, saneamento básico, entre outras. O Pacto Pela Paz foi criado pela Lei de número 10.387, dia 21 de dezembro de 2015, objetivando na redução das desigualdades sociais.
O coordenador do Pacto Pela Paz informou ainda, que “O Sistema de Segurança Pública do Maranhão, por meio do Programa Pacto Pela Paz, a Sociedade Civil Organizada representada pelos Conselhos Comunitários Pela Paz, só vem se fortalecendo com essa união em prol da sociedade. O Objetivo maior entre essas parcerias, é integrar e trazer políticas públicas para todas as comunidades em todos os 217 municípios do Estado. Atualmente o Pacto Pela Paz está inserido em 124 municípios. Aqui em São Luís, existem 44 conselhos comunitários pela Paz e no interior do Estado já são 132, totalizando 176 conselhos. Entendemos que segurança pública não é somente policiamento e não somente viaturas, mas segurança pública tem uma ligação direta com educação, Infraestrutura, saúde, Iluminação pública, Paisagismo, ou seja, uma série de fatores que influenciam na segurança pública”, considerou.
PACTO PELA PAZ, ORIENTAÇÕES, CURSOS E AS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS PARA AS COMUNIDADES
Propondo novas oportunidades em qualificações profissionais, o Programa do Pacto Pela Paz conta com uma parceria forte com diversas empresas, a exemplo o SENAI; Rede Mateus; Fribal; Detran; Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Faculdade Anhanguera; Instituto Anjo da Luz; OAB e vários outros parceiros por esta causa tão nobre, que é ajudar o próximo.
O Pacto Pela Paz e os parceiros dispõem uma gama de cursos disponíveis, e muitos deles já em andamento. Dentre as variedades de cursos: Curso de Assistente de Recursos Humanos; Curso de Mecânico de Motocicleta; Curso de Mecânico de Motores Ciclo Diesel; Curso de Instalador Hidráulico; Curso de Eletricista de Instalações Prediais; Práticas para o reaproveitamento alimentar e diversos outros cursos da área de gestão, construção civil, indústria, alimentos, TI e vestuário.