PACTO PELA PAZ EM PARCERIA COM A FACULDADE UNINASSAU
Na manhã do dia 19 de julho, estivemos reunidos para formulação de convênio da Secretaria de Segurança com a Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), cujo objetivo fora propor bolsas de estudos para mulheres vítimas de violência doméstica.
Participaram da Reunião o Coordenador Executivo do Programa Estadual Pacto Pela Paz – Major QOPM Ricardo Santos da Silva; o Magnífico Reitor da Faculdade UNINASSAU – Caio Márcio Garcia Vieira; o Coordenador do Curso de Direito da UNINASSAU – Lucas Borba; a Consultora Educacional – Adriana Maciel; a Advogada Orientadora do Núcleo de Pesquisa Jurídica – Michelle Sousa; representando o Ten Cel Borba Lima do Comando de Policiamento Comunitário (CSC) – Capitã QOPM Josmara; o Coordenador da Área Oeste do Pacto Pela Paz – 1º Tenente QOPM Jorge, Hermerson Diego Ferreira Soares.
A violência doméstica é um problema grave e ainda constante no Brasil e quebrar o ciclo e sair de uma relação abusiva não é fácil, retomar a vida e autoestima tampouco é um processo simples ou rápido. É visando este retorno que a parceria com a Faculdade UNINASSAU irá facilitar o ingresso de centenas de mulheres à universidade. Esta parceria tem como pilares os incentivos ao desenvolvimento da autonomia financeira, emocional e de autoconhecimento das mulheres que passam ou passaram por situações de violência doméstica, que serão oferecidos bolsas de estudo integrais e que incentivará a resolução de uma das grandes dificuldades desta reestruturação: conseguir entrar no mercado de trabalho para conquistar uma independência financeira.