PROJETO SOCIAL VISÃO SOLIDÁRIA, LIDERADO PELO PACTO PELA PAZ E A AGÊNCIA HUMANITÁRIA MUNDIAL DA IGREJA ADVENTISTA (ADRA) NO MARANHÃO, BENEFICIAM CRIANÇAS CARENTES COM ÓCULOS DE GRAU
Na manhã desta quinta-feira, o Secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, recebeu em seu gabinete o Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, Major Ricardo, bem como o Sr. Tiago Landim, Proprietário das Óticas Landim e o Sr. Marcos Roberto Pinto – Coordenador de projetos da Agência Humanitária Mundial da Igreja Adventista (ADRA) no Maranhão. O Encontro teve como objetivo a entrega de Ofícios que dão direito a óculos de grau gratuitamente para crianças e adolescentes carentes que foram atendidas nas etapas do Projeto Social Visão Solidárias, das últimas três etapas concluídas nas sedes do 1º, 9º e 40º Batalhão da Polícia Militar, nesse ínterim, diversos exames foram ofertados à comunidade de maneira gratuita, quais sejam: refração computadorizada, acuidade visual, afinamento em greens, teste ambulatorial e fórmula final.
A ação faz parte do Projeto Social Visão Solidária, que já existe há dois anos, mas nos últimos meses mantém parceria com o Pacto Pela Paz, o qual é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cuja finalidade é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis. O projeto já atendeu milhares de pessoas, beneficiando crianças à idosos, além de terem sido doados centenas de óculos à comunidade carente, principalmente crianças e adolescentes, que estão em fase escolar.
Mais uma etapa do projeto iniciou no dia 17 de setembro na sede da Academia de Bombeiros Militar Josué Montello (ABMJM), localizada no bairro São Raimundo, ao lado do Parque Independência (EXPOEMA) e findará no dia 29 de setembro, onde no dia 1º de outubro outra unidade de segurança irá receber o projeto para atendimento da comunidade do entorno. O Projeto Visão Solidária com as parcerias da ADRA e o Pacto Pela Paz já ocorreram nos bairros do COHATRAC, COHAB, Cidade Olímpica, São Cristóvão, Coroadinho, região Itaqui Bacanga, dentre outros bairros de São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, além de alguns municípios do interior do Estado.
Esta ação conta com o apoio dos Conselhos Comunitários Pela Paz, sendo 169 Conselhos formados em todo Estado, dos quais 43 na grande Ilha do Upaon-Açu e 126 nos demais municípios, que tem como objetivo: Propiciar uma aproximação entre as instituições de segurança pública e a sociedade, fortalecendo vínculos e transmitindo mais confiança e sentimento de segurança à população; discutir problemas relacionados à segurança pública e aos direitos sociais que impactam na temática, a fim de buscar soluções e encaminhar as demandas para os órgãos competentes; desenvolver campanhas de caráter preventivo, visando orientar a população sobre condições e formas de segurança, a fim de combater as causas que geram a criminalidade e a violência em geral, promovendo uma cultura da paz, do respeito às leis e aos direitos humanos. Cada conselho é composto por, no mínimo, 07 (sete) e, no máximo, 25 (vinte e cinco) integrantes da comunidade, além dos Comandantes locais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e os Delegados Distritais e Coordenador Regional do Pacto Pela Paz.