PLANEJAMENTO DAS ELEIÇÕES DE 2024 DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS PELA PAZ: SERVIDORES DO PACTO PELA PAZ VISITAM UNIDADES DA POLÍCIA MILITAR E PREPARAM O PLEITO ELEITORAL NA ILHA DE SÃO LUÍS COM A PARTICIPAÇÃO DE 40 CHAPAS DISTRIBUÍDAS NOS QUATRO MUNICÍPIOS
No dia 9 de janeiro de 2024, todos os servidores do Pacto Pela Paz participaram de uma jornada intensiva, visitando as Unidades da Polícia Militar na ilha de São Luís. Liderados pelo Major Ricardo, Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz.
O Coordenador, que estava acompanhado do Capitão Baldez, iniciou suas atividades na área Norte, dando início a um processo crucial para a democracia local, onde foram realizados encontros estratégicos com líderes militares, como o Tenente Coronel Rayfran (Comandante do 8º BPM) e a Capitã Rayane (Comissão Eleitoral no 8º BPM). Nesses encontros, delinearam-se as eleições para os Conselhos Comunitários Pela Paz, abrangendo áreas como Angelim, COHAFUMA, Jaracaty e São Francisco. Em seguida reuniram com a Major Daniely (Comandante do 20º BPM) e o Capitão Arcângelo (comissão Eleitoral no 20º BPM), onde concorrerão às eleições as chapas correspondentes aos Conselhos Comunitários Pela Paz das circunscrições do Parque Vitória, COHAB e COHATRAC e por último estiveram reunidos com o Major Benilton (Subcomandante do 40º BPM) e o Ten Everton (Comissão Eleitoral no 40º BPM), onde concorrerão às eleições as chapas correspondentes aos Conselhos Comunitários Pela Paz das circunscrições do Araçagy, Raposa, Ipem Turu e Pirâmide.
A agenda seguiu com reuniões similares nas áreas Sul, Leste e Oeste, cobrindo cada circunscrição militar da ilha. O Tenente Jorge e o Servidor Luis Carlos conduziram visitas estratégicas abrangeram as circunscrições da área Oeste e Sul, discutindo planos e propostas com líderes das Comissões Eleitorais. Em destaque, o comprometimento em fortalecer a participação da sociedade na escolha dos representantes dos Conselhos Comunitários Pela Paz. Na região oeste, a primeira Unidade a ser visitada foi o 9º BPM, cuja atenção voltou-se para as eleições dos bairros da Vila Palmeira e Anil. Já no 38º BPM ficou em evidência a eleição do Conselho Comunitário da Liberdade.
Na Área Sul as visitas começaram pelo 1º BPM, onde concorrerão às eleições as chapas correspondentes aos Conselhos Comunitários Pela Paz das circunscrições do Anjo da Guarda I e II, Vila Embratel e Vila maranhão. Em seguida o palco dos discussões foi o 21º BPM, com foco nas eleições do Conselho da Vila Esperança. Já no 42º BPM, as atenções foram voltadas às eleições dos Conselhos Comunitários Pela Paz das circunscrições do Coroadinho e Bom Jesus.
Na Área Leste, o Tenente Matias e o Sargento Castro percorreram os batalhões, começando pelo 6º BPM, onde concorrerão às eleições as chapas correspondentes aos Conselhos Comunitários Pela Paz das circunscrições da Cidade Operária, São Raimundo, João de Deus, Santo Antônio, Jardim Tropical e São Cristóvão. Seguindo as peregrinações no 13º BPM foram discutidas as eleições do Conselho Comunitário Pela Paz da circunscrição do Nova Terra. No 22º BPM, foram debatidos o pleito da circunscrição de Paço do Lumiar. O dia de visitas encerrou no 43º BPM, cujas eleições ocorrerão nas circunscrições da Cidade Olímpica I, II e III e Mato Grosso