PACTO PELA PAZ: ELEIÇÕES NOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS PROMOVEM INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

No dia 21 de janeiro de 2024, todos os servidores do Pacto Pela Paz marcaram presença nos locais de votação das chapas concorrentes ao Conselho Comunitário Pela Paz em bairros de São Luís e São José de Ribamar. O Major Ricardo, Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, liderou a iniciativa, contando com a presença dos Coordenadores de áreas, administrativos, e Policiais Militares das Unidades Policiais das circunscrições dos Conselhos Comunitários. Voluntários de organizações como Instituto Anjo da Luz, Universal nas Forças Policiais (UFP), Instituto Social Capelania Educacional Cultural do Maranhão (ISCEC) e Instituto Cidadão do Bem também desempenharam papéis cruciais para o sucesso do pleito.

O processo eleitoral definiu-se nas circunscrições da Liberdade, Nova Terra e Cidade Olímpica, onde diferentes chapas foram eleitas. Na Liberdade, a chapa 2 conquistou a vitória com 440 votos de um total de 708. Já no bairro Nova Terra, a chapa 3 emergiu vitoriosa com 345 votos, de um total de 743. Na Cidade Olímpica, as chapas 5, 1 e 2 foram eleitas, obtendo 482, 375 e 302 votos, respectivamente, de um total de 1.607 votos distribuídos entre seis concorrentes.

 

 

 

O horário de votação foi das 8h às 17h, e os cargos preenchidos em cada Conselho incluíram Presidente, Vice-Presidente, 1° Secretário, 2° Secretário, Diretor Social e de Assuntos Comunitários, além de até 25 membros efetivos. Nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, 38 Conselhos Comunitários Pela Paz foram eleitos nos dias 18 e 21 de janeiro. A Lei Nº 10.387, de 21 de dezembro de 2015, que instituiu o Pacto pela Paz e os Conselhos Comunitários pela Paz, tem promovido a integração entre instituições de Segurança Pública, Direitos Humanos e a sociedade maranhense.

Os Conselhos Comunitários têm como objetivo principal criar uma aproximação entre as instituições de Segurança Pública e a sociedade maranhense, fortalecendo vínculos, promovendo segurança e discutindo questões sociais para buscar soluções em conjunto por meio de políticas públicas. No interior do estado, as eleições estão programadas para ocorrer no próximo dia 25, no horário das 8h às 12h, abrangendo 100 circunscrições em mais de 90 municípios do Maranhão. Este processo eleitoral representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais seguras e participativas no Estado.