PACTO PELA PAZ E CONSELHO COMUNITÁRIO DO ANGELIM, EM PARCERIA COM IDENT-MA, ADRA, SES, SEDES E SEFAZ REALIZAM AÇÃO SOCIAL COM SERVIÇOS GRATUITOS PARA A COMUNIDADE

Em mais uma iniciativa voltada à promoção da cidadania e fortalecimento das políticas públicas integradas, o Programa Pacto Pela Paz, em parceria com o Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Maranhão (IDENT-MA), o Conselho Comunitário Pela Paz da região do Angelim, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), realizou uma grande ação social nos dias 30 e 31, quarta e quinta-feira, no Centro de Ensino Haydée Chaves, no bairro Angelim, em São Luís.

Durante os dois dias, a população teve acesso a serviços gratuitos essenciais, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, exames de vista, testes rápidos, atendimentos sociais e orientações sobre benefícios assistenciais e regularização fiscal.
A ação teve como meta inicial a emissão de 100 documentos por dia, superando as expectativas com um total de 202 carteiras de identidade confeccionadas — sendo 82 na quarta-feira (30) e 120 na quinta-feira (31) — por meio do Instituto de Identificação vinculado à Perícia Oficial da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

A comunidade também foi beneficiada com 125 exames de vista gratuitos, realizados pelo Projeto Visão Solidária da ADRA: 60 na quarta-feira e 65 na quinta-feira. Além disso, foram realizados 44 testes rápidos de saúde e 11 atendimentos de aconselhamento e orientações gerais voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Outros importantes serviços estiveram disponíveis por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), com orientações sobre regularização fiscal, CPF e inscrição estadual, e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), com atendimentos e informações sobre programas sociais e inclusão.


O Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz e Secretário Executivo do Conselho Estadual de Segurança (CES), Major Ricardo, destacou a importância de ações integradas como essa:
“Nosso objetivo é garantir que todos os maranhenses tenham acesso gratuito à documentação básica e a serviços que fortalecem o exercício pleno da cidadania. Seguimos comprometidos em levar dignidade e oportunidades a quem mais precisa.”
A iniciativa contou com o apoio fundamental do Conselho Comunitário Pela Paz do bairro do Angelim, evidenciando o papel da comunidade organizada na construção de uma cultura de paz e cidadania.
A ação reforça o compromisso do Governo do Estado, liderado pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, de assegurar que todos os cidadãos maranhenses tenham acesso aos serviços essenciais para o pleno exercício da cidadania.