ALIANÇA ESTRATÉGICA ENTRE PACTO PELA PAZ E EMAP PROMETE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E PROFISSIONAIS NO MARANHÃO
Na manhã desta terça-feira, 10, o Major Ricardo, Coordenador do Pacto Pela Paz, e o Policial Civil Marcone, Coordenador da Área Sul do programa, conduziram uma vídeo conferência com o Sr. Bernardo, da Responsabilidade Social da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). A EMAP é uma empresa pública estadual que desempenha um papel crucial no desenvolvimento do estado do Maranhão desde sua criação pela Lei Estadual nº 7.225, de 31 de agosto de 1998. O encontro teve como propósito principal fortalecer parcerias para impulsionar projetos sociais do Pacto Pela Paz, concentrando esforços na capacitação de futuros profissionais por meio de convênios com instituições de ensino profissionalizante como SENAI e UEMANET.
No decorrer da reunião, foram abordados temas de grande relevância, destacando-se o apoio a projetos sociais do Pacto Pela Paz voltados para áreas como educação, saúde, assistência social e esportes. O enfoque estratégico na filosofia de polícia comunitária foi ressaltado, buscando mobilizar e integrar a comunidade para a identificação e solução de questões que impactam a tranquilidade e o bem-estar social. A construção de relacionamentos de longo prazo foi destacada como peça fundamental para o sucesso dessas iniciativas, visando resultados positivos e um impacto mais significativo na sociedade.
Além disso, a EMAP se comprometeu a facilitar o acesso do Pacto Pela Paz às empresas portuárias, criando uma ponte para a abertura de oportunidades no mercado de trabalho. Essa colaboração promete ser um elo muito importante para impulsionar projetos sociais e promover a inserção profissional de indivíduos capacitados pelos cursos proporcionados pelos convênios estabelecidos entre o Pacto Pela Paz e instituições educacionais. A interconexão entre as entidades representa um passo concreto em direção à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.