CONSELHO COMUNITÁRIO PELA PAZ É FORMADO EM AÇAILÂNDIA
Na manhã desta quarta feira (27/06), com a presença das lideranças comunitárias, autoridades públicas e cidadãos em geral, ocorrera a palestra de sensibilização sobre a importância do programa Pacto pela Paz, criado através da Lei n° 10387, de 21 de dezembro de 2015, e sancionada pelo Senhor Governador Dr. Flávio Dino.
A referida Lei, instituiu também, o Conselhos Comunitários pela Paz, para buscar o diálogo entre as comunidades e o poder público, sempre, respeitando as Leis e os princípios dos Direitos Humanos.
A primeira parte da apresentação fora realizada pelo Ten. Cel PM Ivan Gois- Coordenador da Mesorregião Sul, que expôs ao longo de sua apresentação, a importância do trabalho voluntário voltado para as comunidades na busca incessante da Paz social.
Em seguida, o Investigador de Polícia Civil- Klinger Moura- Coordenador de Mesorregião Norte, presidiu a escolha, por aclamação popular, dos onze voluntários para formação do Conselho Comunitário pela Paz de Açailândia e sua respectiva Diretoria, que ficou assim definida:
Presidente: Maria Seila Gomes
Vice Presidente: Richardson Rivelli de Jesus
1a Secretária: Malba de Oliveira Logrado
2° Secretário: Antônio Kleber da Silva
Diretora de Assuntos Comunitários: Maria Leide Chaves.
A Capacitação dos onze Conselheiros Comunitários, fora iniciada pelo Ten PM Jorge Ferreira- Coordenador de Mesorregião Oeste, seguido pelos demais Coordenadores de área, com as disciplinas de Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos, Direitos Humanos e Justiça Criminal.
Estiveram presentes no evento que ocorreu no auditório do 26° Batalhão de Polícia Militar de Açailândia, para a devida formação dos CCPs, além do próprio Cmt- Ten Cel PM Janilson Diniz, a Promotora de Justiça- Dra Camila Gaspar, a representante da OAB- Dra. Stela Nicácio, e o Delegado de Polícia Civil- Dr. Saniel Trovão.
O programa Pacto pela Paz, está sob Coordenação Executiva do Dr. Dicival Gonçalves da Silva e sob vosso comando, já foram formados 1249 (mil duzentos e quarenta e nove) Conselheiros Comunitários pela Paz, distribuídos em 81 (oitenta e um) Conselhos em todo o Maranhão.
Vale salientar finalmente, que a Coordenação Executiva do Pacto pela Paz está sediada em um dos pavilhões da Secretaria de Segurança Pública- onde seu gestor máximo é o Dr. Jeferson Portela, que trabalha diuturnamente para o empenho das Forças Integradas de Segurança Pública em prol da sociedade Maranhense.