INSTITUÍDO O CONSELHO COMUNITÁRIO PELA PAZ EM PARNARAMA
Governo do Estado do Maranhão e Secretaria de Segurança Pública, através do Programa Pacto pela Paz, instituiu no município de Parnarama o Conselho Comunitário pela Paz
Na manhã do dia 04 de maio de 2017 (quinta feira), no Plenário da Câmara dos Vereadores da cidade de Parnarama-Ma, por volta das 08h45min, após solicitação ao Coordenador Executivo do Programa Pacto pela Paz – Dr. Dicival Gonçalves da Silva, proposto pelo Delegado de Polícia Civil Regional Humaitan S. de Oliveira, reuniu-se a comunidade organizada daquela cidade, lideranças de seus diversos bairros, para ouvir a palestra proferida pelo Maj. Ivan Gois e pelo IPC Klinger Moura, sobre a importância dos Conselhos Comunitários pela Paz. O evento contou com a participação do vice-Prefeito e de alguns Vereadores da cidade, da Secretaria de Assistência Social, do Secretário de Administração, do Secretário de Esporte, dos representantes das Polícias Civil e Militar (Delegado Regional Humaitan Oliveira e do Sgt PM Romualdo Oliveira – Comandante de Destacamento, respectivamente). Na oportunidade foram eleitos 25 Conselheiros Comunitários pela Paz, destacando-se a diretoria eleita por aclamação popular, formada pela presidente Aline Pacheco, o vice -Aristeu Carvalho, e a 1ª Secretária -Joselândia Silva.
O objetivo do Conselho é trabalhar pela preservação da paz por meio da prevenção da violência através de um plano conjunto e uma interlocução direta entre o poder público, entidades da sociedade civil organizada, sempre almejando a pacificação social.
A Presidente do Conselho Comunitário pela Paz de Parnarama, recém eleita Aline Pacheco, que também é advogada e tem bastante proximidade com o público, disse: -“Quando conheci as ações que seriam desenvolvidas pelo conselho, fiquei empolgada e logo me interessei em fazer parte da equipe. Sou cidadã parnaramense, sou advogada, atuo na área criminal, tenho conhecimento das estatísticas de violência, sou engajada, tenho acesso a essas pessoas, e posso auxiliar nesse elo entre a comunidade e os órgãos públicos na realização desse trabalho de enfrentamento à violência”, pontuou.
Já o Delegado Regional Humaitan Oliveira, sediado em Timon, mas que atua em toda aquela macrorregião, asseverou que o Conselho é um estímulo da sociedade junto aos órgãos no combate à criminalidade: “-O Conselho Comunitário pela Paz em Parnarama significam feedback entre os órgão do sistema de segurança pública do Estado e a comunidade. Vamos trabalhar cirurgicamente em cada demanda da sociedade.”

Finalmente, o representante do Programa Pacto pela Paz, representando o Coordenador Executivo do PPP, Major PM Ivan Góis (um dos palestrantes e Coordenador área Sul), acompanhado do Investigador de Polícia Civil Klinger Moura, do Maj. PM Waldey Lemos e do Assessor Paulo Henrique, ressaltou a importância da iniciativa do público participante do Município, bem como em conhecer e entender suas necessidades, colocando-se, à disposição para auxiliar a todos, no que for necessário. Afirmou ainda: “-Foi importante vir a Parnarama, conhecer a comunidade e verificar toda essa voluntariedade. O Governo do Estado do Maranhão – na pessoa do Dr. Flávio Dino, A Secretaria de Segurança Pública- na pessoa do Dr. Jeferson Portela, e a Coordenação Executiva do Pacto pela Paz, na pessoa do Dr. Dicival Gonçalves da Silva, não mediram esforços para que o Conselho fosse formado e desde já, funcione sempre na busca da paz social, Essa é nossa maior intenção!”, declarou.
